domingo, 25 de julho de 2010

Quem é de AXÉ diz que é

O ritual Alvorada dos Ojás marcou o início da programação, nesta sexta-feira (23), na Praça Deodoro (São Luís-Ma) , da campanha “Quem é de axé diz que é: sou da Mina com orgulho”. O evento, organizado por um comitê que inclui a Secretaria de Igualdade Racial (Seir), chamou a atenção de quem passava. Durante toda a manhã, mães e pais de santo cantaram e dançaram no local. O roteiro também foi movimentado pela 1ª Caminhada pela Vida e pela Liberdade Religiosa, culminando com o Ato Público “Fala Vodunsi”, na Praça Nauro Machado.

“É satisfatório, nem todo dia a gente vê isso”, declarou o segurança Paulo Coelho que parou para assistir as apresentações dos terreiros na Praça Deodoro. “Há muito preconceito, mas isso não deve existir, pois é religião e todos estão unidos”.

A campanha foi organizada por um comitê formado pela Seir, Coletivo de Entidades Negras (CEN), Conselho Estadual da Igualdade Étnico Racial (CEIR), Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (Ferma) e Conselho Municipal Afrodescendente São Luís (Comafro).

“Esse é um passo muito importante pela cidadania”, considera a secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro. O objetivo da iniciativa é sensibilizar os praticantes das religiões de matriz africana do Maranhão a declararem sua religiosidade quando da pesquisa do Censo 2010, visando corrigir imprecisões de números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

‘Temos que tirar esse segmento da sociedade da invisibilidade, não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil”, disse a secretária. A ação tem por base o Censo 2000, no qual apenas 0,3% da população brasileira declarou ser adepto da religião afro-brasileira.

Mudança

Para a coordenadora de Divulgação do Censo 2010 do IBGE, Raquel Elisa de Araújo Marrocos, a campanha deve mudar o resultado da última pesquisa. “Esperamos ter um resultado mais próximo do real e a prática religiosa é um dos itens analisados. Aqui, aproveitamos para divulgar o nosso trabalho, pois o censo começa em agosto, a população precisa colaborar”, ressaltou.

O coordenador do Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão e do Coletivo de Entidades Negras, Neto de Azile, contesta o resultado do último censo do IBGE. “Observamos que os números não são verdadeiros, mas a herança colonial, a discriminação, o preconceito, tudo isso faz com que as pessoas não se identifiquem. A idéia é sensibilizar os religiosos de matriz africana para que digam que são de terreiro, que são de axé”, destacou.

Neto de Azile disse que o Censo é um instrumento que o governo usa para definir as suas políticas públicas e ações afirmativas. “Então, temos que ter um número maior, um número mais verdadeiro, para que possamos exigir esse serviço do estado”, completa.

De Fortaleza à São Luís do Maranhão

Meu pai era caminhoneiro e desde criança sou acostumado com a estrada. Mesmo tendo influências não decidi seguir a carreira (apesar dos meus dois outros dois irmãos que foram no mesmo caminho). Fazer uma viagem de Fortaleza à São Luís-Ma (1.100km) de caminhão é uma aventura recomendada para quem não quer somente conhecer cidades, mas adentrar em paisagens diferenciadas e em culturas variadas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Fórum Harmônicas Brasil - Ceará

Programação Completa
(sujeita a alterações)
*Shows (Centro Dragão do Mar):
Dia: 30/07 (Sexta-feira)
21 horas – Marcelo Batista
22h30 – André Carlini
Dia: 31/07 (Sábado)
21 horas – Diogo Farias
22h30 – Sérgio Duarte
Dia: 01/08 (Domingo
20 horas – Benevides Chiréia Jr.
21h30 – Jehovah da Gaita
-------
* Oficina
Dias: 26 a 30/07 - Iniciação à harmônica para as crianças da Fundação
Raimundo Fagner (Eusébio)
* Workshops (Centro Dragão do Mar)
Dia 31/07 (Sábado)
Manhã (ateliê do CDMAC)
9 horas – Gaita Groove – André Carlini
10h30min – Gaita, Uma voz Sublime – Benê Chiréia Jr.
Tarde (auditório do CDMAC)
14h – Gaita Blues – Sérgio Duarte
– Microfones e amplificadores para gaita - Diogo Farias
15h30min – Gaita Cromática – Jehovah da Gaita e Marcelo Batista

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Budapeste - O Filme

PROFUNDIDADE.... Esta é a palavra que exprime esse filme, o destaque para a cena final em que a câmera volta para o telespectador numa alusão de que a história não acaba ali e que prossegue na vida de cada um.
José Costa (Leonardo Medeiros) é um ghost-writer, escritor especialista em escrever livros para terceiros sob a condição de permanecer anônimo. Na volta de um congresso, Costa é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história. Casado com Vanda (Giovanna Antonelli), uma famosa apresentadora de telejornais, Costa conhece Kriska (Gabriella Hámori) em Budapeste. Com ela aprende húngaro, que segundo dizem, "é a única língua que o diabo respeita". Durante as diversas idas e vindas entre o Rio de Janeiro e Budapeste, Costa se alterna entre o seu enfeitiçamento pela língua húngara transformada em paixão por Kriska e suas raízes pessoais ancoradas no seu amor por Vanda. Baseado no famoso livro de Chico Buarque, Budapeste nos leva a uma fascinante viagem de um homem separado entre dois continentes e dividido por duas mulheres.
Informações Técnicas:
Título no Brasil: Budapeste
Título Original: Budapest
País de Origem: Humgria / Brasil / Portugal
Gênero: Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 22/05/2009
Site Oficial:
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Walter Carvalho

Visita ao Museu do Gonzagão

Aprendi a gostar de Luiz Gonzaga desde criança quando viajava com meu pai e ele colocava as fitas do "Rei do Baião". Aquilo para mim era uma tortura pois não me idetificava com as letras e achava coisa de velho. Com o tempo fui inconscientemente absorvendo aquelas toadas e percebendo que além de ritmos e letras, existia todo um sentimento que brotava de uma necessidade de expressar as coisas do nordeste e mais precisamente a vida tão sofrida do nordestino. Há anos que eu planejava conhecer o Museu do Gozangão em Exú-Pernanmbuco, mas eu não queria ir sozinho pois precisa compartilhar esse momento com aquele que me propiciou a descoberta do Rei. E foi assim que levei meus pais até o local onde Gonzaga passou seus últimos anos de vida e que hoje sedia um museu e o mausoléu da família Januário.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

As bençãos do meu Padim Ciço

Mal contava as horas para iniciar o mês de julho e pegar a estrada, coisa que gosto muito de fazer. Os preparativos, o roteiro, a revisão no carro, os planos modificados, a ansiedade, enfim, não tem coisa melhor do que viajar. Primeiro saímos para Tianguá, pegamos meu pai, minha mãe e minha sobrinha e fomos até Juazeiro do Norte (com escala em Canindé). Desde criança todos os anos o meu pai tinha o hábito de nos levar para visitar meus avós e eu confesso que ficava impressionado com aquele movimento de romaria e como a fé era presente nas pessoas. Hoje, tenho a oportundiade de refazer todo o caminho, só que desta vez oferecendo aos meus pais o que eles me davam desde a infância.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

''Enem'' dos professores tem resistência no CE

MEC cria novo método de avaliação de professores da rede pública de ensino. No Ceará, projeto recebe ressalvas de educadores. Eles preferem mais atenção à melhoria de itens antigos, como salários e estrutura curricular
O Exame Nacional do Ensino Médio e o Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Docente são parecidos na nomenclatura. Porém, além de serem aplicados a públicos diferentes (alunos e professores, respectivamente), apontam para caminhos distintos. Enquanto o Enem avalia o conteúdo acumulado por estudantes do ensino médio, o “Enem dos professores”, como vem sendo chamado o provão, deve estabelecer critérios para o ingresso de graduados no magistério.
O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar o novo método de avaliação de educadores em 2011. Na primeira edição, serão avaliados os interessados em trabalhar na rede pública de ensino fundamental (1º ao 5º ano) e educação infantil. Contudo, o anúncio da medida causa polêmica.
Parte da categoria é contra o mecanismo. Tanto que encaminhou ao ministro Fernando Haddad uma carta de protesto à regulamentação do provão e à política de concessão de bolsas de estudo. No Ceará, especialistas também fazem ressalvas quanto ao teste. “Se as instituições que formam os professores são idôneas e o professor sai licenciado, teoricamente ele estaria certificado para o exercício da docência”, pondera a especialista em licenciaturas Carmensita Passos.
Ela diz não ver necessidade de se criar mais um canal de análise de desempenho profissional. Seria mais importante aperfeiçoar as condições de trabalho dos professores com melhores salários e uma estrutura curricular que preveja mais horas de planejamento das aulas.
Soma-se a isso a oferta de cursos de formação continuada. “Esse tipo de exame tem muito mais caráter punitivo do que de diagnóstico da situação em busca de melhoria do sistema. E não vamos resolver o problema da educação aumentando o aparato de fiscalização. O nosso agente fiscalizador já é a sociedade civil”, argumenta..

Prioridade

Para o Sindicato Apeoc, o Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Docente até deve ser aplicado. No entanto, não é a prioridade do setor.
Na opinião do vice-presidente do órgão, Juscelino Cunha, o Governo Federal precisa ofertar mais oportunidades de mestrado em todo o Brasil. Segundo ele, muitos professores acabam tendo que procurar cursos em outros países para darem continuidade às pesquisas nas quais têm formação.
“Não somos contra (o exame). Mas essa metodologia não é conveniente. Ao invés de bancar prova, poderiam pensar no mestrado, porque muitos só têm especialização”, comenta.

E MAIS

TESTE SERÁ ANUAL
O provão será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que já possui outros sete métodos de avaliação de educadores básicos e de nível superior.
O teste será realizado anualmente e a participação é de caráter voluntário.
As administrações (prefeituras e governos estaduais) que queiram utilizar os resultados do Exame também terão de decidir qual o peso que o resultado do provão terá na contratação de docentes.
Fonte: Jornal O Povo