segunda-feira, 29 de novembro de 2010

MEC e Unicef lançam campanha contra racismo nas escolas

“Em um Mundo de Diferenças, Enxergue a Igualdade”. Esse é o tema de campanha lançada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Educação (MEC) e a Unicef para alertar sobre o impacto do racismo nas escolas e promover iniciativas para a redução das desigualdades.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que das 530 mil crianças entre 7 e 14 anos fora da escola, 330 mil são negras. O índice representa 62% do total. Para Carmen Oliveira, subsecretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a iniciativa é um “puxão de orelha” na sociedade em geral e nos responsáveis pelas políticas públicas para o setor, visto que chama a atenção para a criminalização da adolescência negra no país.

A campanha tem como fundamento as dez maneiras de contribuir para uma infância sem racismo. Entre elas, o incentivo ao comportamento respeitoso e à denúncia, além da lembrança de que racismo é crime inafiançável.

Iniciativa na web
A campanha terá dois filmes, de 27 segundos e de 30 segundos, veiculados na televisão e na internet. Foi criado também um blog, no endereço www.infanciasemracismo.org.br. Na página, o internauta vai poder contar também histórias de sucesso ou de discriminações que tenha sofrido ou presenciado. O blog ficará no ar durante um ano, tempo de duração da campanha.

Com informações da Agência Brasil

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Seminário vai discutir a economia do negro no Brasil

Como parte da comemoração do mês da Consciência Negra, a Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), através da Coordenadoria da Igualdade Racial (Coppir), promove, nos próximos dias 26 e 27 de novembro, o II Seminário Economia do Negro no Brasil. No primeiro dia, o seminário está marcado para às 9 horas. No segundo, e último dia, o evento tem início às 8 horas.

O encontro tem o intuito de consolidar projetos, empreendimentos e ações concretas de emprego, trabalho e renda para a população negra de Fortaleza através da construção de Cadeia Produtiva e do Fórum de Economia do Negro.

::SERVIÇO
II Seminário Economia do Negro no Brasil
Data: 26 e 27 de novembro de 2010
Local: Hotel Beira Mar (Av. Beira-mar, 3130, Meireles)
Horários: dia 26, às 9h e dia 27, às 8h
Informações: 3452-7747

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Visita ao Museu Bezerra de Menezes (Jaguaretama)

Inspiradas na missão do homem que, desde o século XIX, é conhecido como o “médico dos pobres”, comunidades de assentamentos rurais desenvolvem trabalhos sócio-culturais, educacionais e espirituais no Interior do Estado. Em meio à caatinga sedenta, um verdadeiro oásis quilômetros distante do núcleo urbano mais próximo é referência de educação de crianças e jovens e atrai visitantes de vários Estados do Brasil. Há pelo menos oito anos, o Pólo Bezerra de Menezes, em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe, é lugar de retiro espiritual e caridade para a população pobre da região. Criado em cima das ruínas da casa onde, há 177 anos, nasceu o médico Bezerra de Menezes, o pólo é coordenado por voluntários e se mantêm por meio de doações.
Quem atravessa o município de Jaguaretama e se defronta com estrada carroçável, tortuosa e pedregosa, margeada por uma vegetação seca, pouco imagina – mas deseja ainda mais – encontrar um local de vegetação verde até depois do inverno, cheio de animais e com água em abundância.
Fonte: Jornal Diário do Nordeste










quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Entrega de Computadores (Escola José Alexandre)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), realiza de 10 a 12 de novembro a entrega de computadores para 869 alunos da rede pública estadual em Fortaleza. A premiação tem como finalidade incentivar e reconhecer o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio com base no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2009. Em todo o Estado, 3.033 estudantes de escolas estaduais serão agraciados com um equipamento. O investimento total é da ordem de R$ 4,3 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.
Na Escola José Alexandre os dois alunos que receberam os computadores foram: Luiz Antonio Mota Miranda e José Mateus de Moura. Parabéns!!!



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Seduc está com inscrições abertas até próximo dia 18 para seleção de auxiliares de pesquisa

A Secretaria da Educação(Seduc), por meio da Célula de Estudos e Pesquisas da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação, irá selecionar 15 auxiliares de pesquisa para trabalhar com levantamento de dados e observação de campo em escolas estaduais e municipais do Ceará. Os interessados poderão se inscrever até o dia 18 de novembro.

A pesquisa será realizada nos meses de Dezembro e Janeiro de 2010 e tem como objetivo fazer um estudo sobre as experiências exitosas nas escolas da rede pública de ensino que contribuíram para a melhoria da qualidade educacional, tomando como parâmetro o efeito escola e a eficácia escolar.

O processo seletivo será realizado em duas fases:

Fase 1 - Inscrição no site
Fase 2 - Entrevista presencial

Será feita triagem das inscrições recebidas pelo site. Os aprovados irão participar da segunda fase do processo em entrevista presencial em Fortaleza (com despesas pagas pelo candidato).

Dados da vaga:

Bolsa: R$ 2.000,00 mensais
Período: dezembro a janeiro
Horas: 40 horas semanais (especificações de horários de acordo com cronograma individual a ser acordado com cada auxiliar)

Pré requisitos:

1. Ensino superior cursando ou completo;
2. Experiência comprovada com pesquisa de campo (coleta de dados quantitativa e qualitativa) em escolas;
3. Habilidade de informática, Word, Excel e internet;
4. Acesso a computador e internet banda larga;
5. Facilidade de se relacionar em espaço escolar;
6. Facilidade para trabalhar em equipe;
7. Prática em pesquisa de campo, bem como no tratamento das informações;
8. Boa redação;
9. Residir no estado de Ceará e ter disponibilidade para viagens.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
1 - Clique aqui e verifique no mapa do estado do Ceará o pólo onde o município no qual você reside está localizado. Essa informação será importante para sua participação neste processo seletivo.
2 - Para que sua inscrição seja bem sucedida, preencha TODOS os campos.
3 - Na Etapa 2, no campo "Experiência Profissional", você deverá indicar apenas uma experiência profissional que julgar relevante para o trabalho. O mesmo acontece no campo sobre Formação.
4 - Na Etapa 3, indique a campanha na qual você irá participar, selecionando a opção Pesquisa de Boas Práticas Ceará 2010.
5 - Ao final do processo de inscrição você receberá um e-mail para ativar seu cadastro. Siga as instruções.
6 - Após a ativação do seu cadastro, você poderá retornar ao site da AVALIA e atualizar seus dados, incluindo outras experiências profissionais e formações que julgar relevante para o processo. Você terá até o dia 18/11/2010 para atualizar seus dados.

Faça sua inscrição clicando aqui.
http://www.avaliaeducacional.com.br/

Em caso de dúvidas, entre em contato:
Sâmia Vieira (Editora Moderna/Avalia Educacional)
Av. Oliveira Paiva, 233
Fortaleza - Ceará
Tel: (85) 3115-5164
(85) 3115-5111

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

The Last Station - Filme

A Última Estação é um filme biográfico alemão sobre Leon Tolstói, baseado em um romance biográfico de 1990 do mesmo nome por Jay Parini . Entre o elenco, estrelas como Christopher Plummer interpretando Leo Tolstoy e Dame Helen Mirren como sua esposa Sophia Tolstaia. Ele estreou em 2009 no Telluride Film Festival.

A Pictures Classics Sony adquiriu os direitos de distribuição do filme e deu uma premiação-qualificação tiragem limitada¹ em 23 de dezembro de 2009, com uma maior liberação em 15 de janeiro de 2010. Foi lançado na Alemanha em 28 de janeiro de 2010.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Last_Station